segunda-feira, 16 de julho de 2012

Red Bull - Parte 1

Olá meus queridos leitores!

Como foi prometido aqui está a matéria sobre a empresa vencedora da enquete! A Red Bull! A empresa está atualmente com quatro programas abertos: Trainee 2013, o Student Brand Manager, o Wings Team e o Mosqueteiros. Mas antes de falar dos programas vamos falar um pouco da empresa.

Introdução

A Red Bull é uma empresa que trabalha com a produção de bebidas energéticas possuindo dois únicos produtos: Red Bull Energy Drink e sua versão menos calórica, o Red Bull Sugarfree. A Red Bull se destaca por suas propagandas inovadoras, seu apoio continuo a esportes, principalmente os mais radicais, o patrocínio e desenvolvimento de eventos e seu apoio a música e a cultura causando uma constante interação com o público jovem.
#Ficha técnica

Surgimento da Red Bull

Foto: Dietrich Mateschitz

Em 1982, Dietrich Mateschitz tomou conhecimento dos produtos chamados “bebidas tônicas”, cuja popularidade tinha sido difundida por todo o Extremo Oriente. Ele desenvolveu essa ideia de comercializar essas bebidas funcionais fora da Ásia enquanto ele estava sentando em um bar no Hotel Mandarim, em Hong Kong.

Em 1984, Mateschitz fundou a Red Bull. Ele aperfeiçoou o produto, desenvolveu um conceito único de marketing e começou a vender o Red Bull Energy Drink no mercado austríaco em 1987. Esse não era somente o lançamento de um produto completamente novo, na verdade, era o nascimento de uma categoria de produtos totalmente nova. Hoje, Red Bull está presente em mais de 160 países.

Desde 1987, cerca de 30 bilhões de latas de Red Bull foram consumidas, sendo mais de 4.2 bilhões em 2010. A responsabilidade pelo sucesso do energético nº 1 do mundo deve-se a todos os 7.758 funcionários da empresa no mundo todo (comparado a 6.900 em 2009). O QG da Red Bull estão sediados em Fuschl am See, não muito longe de Salzburg, Áustria.

Expansão Mundial

Red Bull tem dado asas desde seu nascimento e, rapidamente, espalhou essas asas pelo mundo.Singapura (1989) e Hungria (1992) foram os primeiros mercados estrangeiros da Red Bull. A autorização para a Alemanha foi concedida em 1994, e no ano seguinte foi a vez do Reino Unido. Nos Estados Unidos, os negócios começaram em 1997, na Califórnia. No Brasil, Red Bull existe desde 1998.

Hoje a Red Bull está presente em mais de 160 países. Desde 1987, cerca de 30 bilhões de latas de Red Bull foram consumidas, sendo mais de 4.2 bilhões em 2010.

Red Bull no Brasil

O Brasil é um país chave para a Red Bull. A empresa chegou ao país em 1999 e surpreendeu os consumidores com uma nova categoria de bebidas e com uma marca de personalidade semelhante ao jeito de ser brasileiro: dinâmica, auto-irônica, festiva e com a mente aberta a novidades. Atualmente a Red Bull detém a liderança no mercado de energéticos, desenvolvendo e impulsionando a categoria.

Em 2011, a Red Bull superou a marca de 185 milhões de latas vendidas, graças a um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. De acordo com a última pesquisa Nielsen de dezembro de 2011, a Red Bull detém quase 50% de Market Share Valor e é líder nas sete áreas Nielsen. A empresa possui 100% de conhecimento estimulado no seu público alvo.

O sucesso de Red Bull no Brasil é resultado de uma inovadora estratégia de marketing, sustentada por ações diferenciadas que aproximam o público de experiências completamente novas. De acordo com Dietrich Mateschitz, criador da Red Bull, o segredo está no posicionamento da marca, completamente fora dos padrões: “Nós não levamos o produto para o consumidor, nós trazemos o consumidor para o produto”.

No Brasil, a Red Bull já realizou inusitadas competições esportivas além de eventos pioneiros como duas edições do Red Bull Flugtag – o Dia do Voo. Também por duas vezes, em 2007 e 2010, trouxe a etapa do Red Bull Air Race World Championship, mundial de corrida de aviões, para o Rio de Janeiro. Em 2008 (Sambódromo do Rio) e 2011 (Esplanada dos Ministérios em Brasília) foi a vez do mundial de motocross estilo livre, o Red Bull X-Fighters, visitar nosso país. No automobilismo a empresa atua com as equipes Red Bull Racing e Scuderia Toro Rosso, na F1, e com dois carros da Red Bull Racing na Stock Car. Além disso, o clube de futebol Red Bull Brasil, baseado em Campinas, conquistou em 2010 o título da série A3 do Campeonato Paulista.

Só no Brasil, a Red Bull apóia mais de 10 atletas em diferentes modalidades, com destaque para o futebol (Neymar), surfe (Maya Gabeira, Carlos Burle e Adriano de Souza) e o skate (Sandro Dias e Pedro Barros). Na área cultural, a empresa está sempre ligada a eventos de vanguarda como manifestações de arte urbana, novas tecnologias, festivais de cinema e de música e campeonatos de breakdance.

Sustentabilidade


A Red Bull construiu toda uma logística de produção de forma a diminuir o que ela chama de "pegada do carbono", as latas do energético, além de terem seu peso reduzido ao longo dos anos, são todas feitas de alumínio sendo 100% recicláveis. A produção das latas é feita em um prédio ao lado do que o produto é envasado, diminuindo gastos com transporte e evitando a utilização de caminhões que produzem gases prejudiciais ao meio ambiente. A maior parte do transporte do energético Red Bull é feita através de navios e barcos!

Uma outra preocupação da empresa foi desenvolver geladeiras ecologicamente corretas que consomem 45% menos energia que as convencionais para armazenar seus produtos nos diversos estabelecimentos comerciais que vendem seu energético. Fantástico, não?!

Por hoje eu encerro o post sobre a Red Bull, assim como fiz com a Kinross vou dividir em duas partes, no próximo post eu vou falar sobre os programas para jovens, formados e não formados, que a empresa desenvolve. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário