sábado, 7 de julho de 2012

Nossa primeira história da vida real





Pessoal temos a nossa primeira carta de uma leitora! Por motivos óbvios eu não revelarei o nome dela. Mas o que importa é que eu tenho certeza que devem ter milhares de estudantes espalhados pelo país que estão passando pela mesma situação da nossa leitora L. B.

Olá, me chamo L. , tenho 18 anos.

Venho aqui através do blog "Diário de uma Engenheira Química", gostei muito das dicas.
Mas na verdade o motivo deste e-mail mesmo é em relação a conselhos pro meu futuro.
Gosto bastante de química, tenho um primo que trabalha na área, mas enfim, sempre tirei boas notas,já concluí o ensino médio, e meu sonho é ser engenheira química, me identifico por gostar de química e me encantar com indústrias. Sei que tudo não são flores, mas queria muito um conselho. Já chorei muito por pensar que sou incapaz, vou estudar e tem coisas que não consigo entender, e começo a entrar em desespero, penso que isso não é pra mim e passo um tempo sem olhar pro livro. Sou de família humilde não tenho condições de fazer faculdade particular nessa área, ano de 2011, quando concluir o ensino médio fiz a prova da Federal e não passei, tirei 0 em física, levei ponto de corte. Assim as matérias que são necessárias também na área como Física e Matemática eu confesso que não tenho muito êxito em relação a alguns assuntos, já é mais um motivo de parar e tentar a continuar esse sonho. Meus pais dizem pra eu fazer qualquer faculdade mais em conta, prestando qualquer curso, porque hoje em dia o que vale é ter o diploma, mas eu queria muito continuar a sonhar e colocar esse sonho na realidade. Quero saber também se ajudava se eu começasse a fazer o curso técnico para poder me identificar mais e depois quando estiver no caminho do empresas em relação aos estágios começar na área de engenharia química. Já pesquisei até pós graduação de petróleo e gás. Mais isso iria demorar, primeiro tenho que pensar e focar na graduação ou técnico, estou dependendo de sua ajuda com conselhos para dar continuidade ao meu futuro. Sei que sou digamos que, um pouco complicada ou indecisa, mas nada que uns cálculos me tire do estresse.

Obrigado, desde já, pela oportunidade.

Atenciosamente, L. B.


Olá L. B. , fico muito feliz em você ter me procurado e vou ficar mais feliz ainda se conseguir ajudá-la. Antes de tudo quero que você tenha consciência de que muita coisa que a gente imagina que a faculdade/engenharia química seja na verdade não é, as coisas mudam muito de faculdade pra faculdade, de empresa pra empresa, etc. Então vou falar aqui um pouco do que te aflige.É totalmente normal não saber de algumas coisas, de não entender, para fazer engenharia você tem que ser mais persistente do que inteligente. Muitas pessoas inteligentes fazem engenharia e se dão mal, tive colegas que passaram em ótimas colocações no vestibular e tiravam notas abaixo da média em disciplinas como cálculo por exemplo, é normal se dar mal em exatas, o que você precisa ser é persistente, é se agarrar com os livros e tentar entender a todo custo, uma hora aquele conhecimento vai ser absorvido.

Eu também não recomendo muito que você faça a particular, as faculdades particulares são caras e para o seu caso, já que você é de família humilde, não é muito legal gastar dinheiro nesse momento, a não ser que realmente seja o mais viável para você por questões de tempo, afinal é mais fácil trabalhar e levar uma particular do que uma federal. Em contra partida, a federal, além de ser gratuita, te dá uma maturidade que poucas faculdades irão te dar e uma interação com os outros cursos que futuramente irá te ajudar bastante.

É normal também se dar mal em exatas no vestibular, vou te contar um segredo, nos vestibulares que fiz cheguei a acertar 3 questões de matematica, menos de 5 em fisica, mas acabei passando, e me formei no tempo certo, isso não quer dizer muita coisa. É apenas UMA das milhares de provas e testes que você fará durante sua vida, uma única prova não pode te avaliar como um todo. Não desista do seu sonho por que você teve alguns tropeços, e considere fazer faculdade em outros estados também, dependendo do estado pode ser mais fácil de passar e o custo de vida pode ser mais baixo.

Seus pais estão erradíssimos em pensar que tanto faz o curso ou faculdade que você for escolher, você precisa ter paixão pelo que faz, a paixão é o que faz você ser contratado pelas empresas, um trabalho sem amor será sempre um trabalho mal feito e você com certeza estará sempre desempregada. Meus pais também queria que eu optasse pelo mais comodo como os seus, mas eu não permiti! Lute pelo que você quer, afinal será você que estará fazendo essa escolha por um bom tempo da sua vida.

Quanto ao curso técnico eu acho que essa é a decisão mais inteligente a ser tomada, o mercado para técnicos está excelente, e você ganha mais maturidade profissional e começa a ganhar dinheiro mais rápido, conheci pessoas na Ambev que começaram como operadores e hoje em dia são engenheiros especialistas com seus 30 e poucos anos, e vivendo muito bem!

Outra coisa boa é saber que você tem ambição para seguir em frente sempre se qualificando, isso é muito importante! Vá um passo de cada vez primeiro o técnico, dai você começa engenharia e quando fizer engenharia aprenda inglês e espanhol, quando tiver prestes a terminar o curso ingresse numa pos-graduação, faça uma boa poupança para quando se formar fazer um intercâmbio proveitoso, seguindo esse roteiro você tem tudo para estar ganhando com menos de 30 anos na faixa de mais de 8 mil dólares numa multinacional de petróleo por exemplo!

Espero ter ajudado e inspirado a L. B. e todos vocês! Sucesso!

Até a próxima!

ps: Não deixem de participar da enquete no Facebook!

6 comentários:

  1. Oi Kadije adorei o post estou no 3º ano do ensino medio, e estava em duvida sobre fazer o tecnico em quimica q na minha cidade eh federal antes de partir pra faculdade de engenharia quimica, agora axo q essa eh a melhor decisão.
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, fico muito feliz em poder influenciar suas decisões de maneira positiva!

      Excluir
  2. Oie Kadije !Estou estudando engenharia quimica e passando por um momento de duvida, se é esse curso mesmo que pretendo fazer. Adorei o seu blog e espero outros posts para poder me incentivar a continuar nesse ramo da engenharia. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!! E sempre que houver dúvida estou aqui para socorre-la!

    ResponderExcluir
  4. Adorei encontrar esse blog!! Minha situação foi meia que semelhante à desta pessoa, pois fiz o ensino médio em colégio público e a base para ciências exatas é péssima, portanto, tive que aprender à parte, ser um pouco autodidata!!!Prestei vestibular 3 vezes para Engenharia Química, conseguindo aprovação na UERJ na 3ª vez, pois minha família não tem condições de bancar esse curso em uma faculdade particular. O curso realmente é complicado, às vezes bate um desespero com certas matérias, mas como você disse, tem que ser muito persistente porque uma hora o conhecimento flui. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir