segunda-feira, 28 de maio de 2012

Que bom que você levou um NÃO!

No final do seu curso você irá se deparar com os seus primeiros processos seletivos, no caso os para estágio e infelizmente não tem sido fácil conseguir um, as empresas estão bastante seletivas e nem todas costumam ter programa de estágio. Mas você, estudante de engenharia, precisa de estágio para se formar, ou seja, você terá que batalhar obrigatoriamente por uma vaga.

O lado bom disso é que antes mesmo de você ingressar "para valer" no mercado de trabalho você já irá começar a se familiarizar com os processos seletivos. Para algumas pessoas isso é pavoroso, a idéia de receber um não é de dar arrepios e lidar com a rejeição não será algo fácil.

Aconselho a essas pessoas a pensar diferente. Você deve encarar isso como uma ótima oportunidade de crescimento pessoal, os erros e os "nãos" que levamos da vida são o que fazem realmente a diferença na construção da nossa personalidade e também de nossa conduta profissional. Muitas vezes ouvir um não foi a melhor coisa que você poderia ter ouvido naquele momento e aquele não poderá tornar você num profissional de sucesso! Quantas histórias nós não já ouvimos sobre pessoas que tiveram um árduo caminho para obter sucesso?! Não pensem que com vocês será diferente! Teremos que ouvir "nãos" suficientes até conseguir nossos objetivos.

Para você que está começando a maratona dos processos seletivos eu tenho os seguintes conselhos:
  • Não tome um não como sinônimo de fracasso e nem se torture por não ter conseguido determinada vaga. O não deve ter a função de reflexão, procure analisar todas as suas atitudes durante o processo seletivo, com certeza você irá achar a falha que te desclassificou para aquela vaga.
  • Tenha certeza que aquela empresa é o que você realmente quer. Acredite os recrutadores, não em todas as vezes, mas na maioria delas repara quando você está ali só por estar, que aquilo não é o que você realmente quer.
  • Aprenda a pensar como o dono da empresa. Você, se fosse o dono da empresa para qual está se candidatando, se contrataria? Por que? O que você fará de diferente pela empresa? Se você conseguir responder essas perguntas com convicção com certeza você será contratado.
  • Procure saber se você realmente atende o perfil da empresa. De repente você é rejeitado por que não soube observar que aquela empresa na verdade não tinha nada a ver com você. E se sentirá mal por nada!
  • Pesquise sempre sobre a empresa, devore o site! Assim você além de aumentar suas chances de conseguir a vaga, saberá se a empresa é realmente sólida, se não está envolvida em escândalos e principalmente se você se encaixa no modo que ela trabalha. Quando eu trabalhava na Ambev eu participei de algumas entrevistas e tive um candidato a uma vaga que era realmente bom, mas uma pergunta o eliminou de cara, ao perguntar se ele era uma pessoa mais formal ou informal ele respondeu que preferia a formalidade, ou seja, ele jamais se adaptaria a maneira informal que a Ambev trabalha. Ele no mínimo acharia super estranho cumprimentar o gerente fabril de igual para igual estando o gerente com calça jeans e camiseta.
Bem pessoal são essas as minhas dicas. Não desistam de seus objetivos e agradeçam pelos "nãos" que vocês levarem, eles com certeza serão mais um tijolo para a construção da sua escada rumo ao sucesso!

Até o próximo post!

4 comentários:

  1. Adorei o último ponto, foi justamente a informalidade que despertou o meu interesse pela Ambev. Um pena que minha carreira profissional não tenha dado continuidade na Companhia. Mas virão outras, em que meu perfil e meus princípios batam de frente com a empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorava essa simplicidade que eles tinham e a total falta de pedestal, você conversava com os operadores da mesma forma que conversava com o gerente fabril.

      Infelizmente passei o mesmo que você Nana, não tive como dar continuidade a minha carreira lá. Com certeza você achará empresas incriveis que trabalhem de um modo que você se identifique. Boa sorte!

      Excluir
  2. É bem complicado trabalhar o psicológico para encarar rejeições e não's de uma forma positiva. E isso já vem desde o momento em que a gente entra no curso. Quantas pessoas acabam desistindo logo no começo por que estão tendo dificuldades e notas ruins? Várias, os indices de evasão estão aí e não me deixam mentir.
    As dicas foram muito boas, afinal, tudo que vem fácil vai fácil também. E as dificuldades estão aí pra gente valorizar nossas conquistas.

    ResponderExcluir