terça-feira, 22 de maio de 2012

Antes de tudo, vamos bater um papo?

Uma coisa que tenho notado desde de que me formei é que muitas vezes a gente julga a empresa pela área, como assim?

Bem, ao entrar no curso de engenharia química eu não gostava nem um pouco de bioquímica, nem de indústria de alimentos e bebidas, em relação a bioquímica tinha interesse pela parte farmacêutica e só.Então eu me dediquei bastante a área de petróleo, biodiesel, vi alguma coisa de controle e automação, e por ai fui caminhando.

Chegando o fim do meu curso eu comecei a procurar estágio, e me inscrevi em alguns processos seletivos e  notei que podia gostar a área de alimentos e bebidas, fiz a seleção de estágio para Ambev e consegui ser aprovada em todas as etapas. Nunca pensei que fosse gostar tanto de trabalhar numa cervejaria como eu gostei de trabalhar lá. Pensei que minha carreira seria a de mestre cervejeiro e que não me envolveria mais em outro ramo.

Infelizmente meu contrato de estágio acabou e eu não fui contratada por falta de vagas e a partir daí comecei a procurar emprego em vários segmentos, conhecendo um pouco das empresas e percebi que poderia gostar de outras áreas. Na verdade eu descobri que muitas vezes não é só a área que determina seu interesse por alguma atividade, muitas vezes é modo pelo qual a organização expõe a área que faz com que você se interesse, em outras palavras, é o modo como a empresa trabalha que te conquista.

A missão, a filosofia daquela organização, a remuneração ou até mesmo seu programa de recrutamento faz com que você, que está procurando emprego, se candidatando a aquela empresa, goste ou não de trabalhar ali. Dai você começa a compreender um pouco sobre perfil, se aquela empresa tem ou não seu perfil e depois você começa a compreender por que você não é o perfil daquela organização.

Concluindo, não fique tão preso as áreas, procure investigar a empresa, procure uma que faça o seu perfil, que trabalhe de um modo que você se adapte melhor e seja feliz!

Por hoje nosso bate papo acabou, mas fiquem atentos(as) para meus dois próximos posts antes de falar das empresas: "Que bom que você levou um NÂO" e "Ainda é difícil ser EngenheirA QuímicA?".

Até mais!

5 comentários:

  1. muito bom! concordo com você! nós passamos o curso todo vendo o petróleo e o biodiesel num pedestal, isso acaba gerando um "preconceito" com essas outras áreas. é bom abrir um pouco a cabeça para as outras opções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente, e tem setores dentro do nosso curso que são ótimos de se trabalhar e pagam muito bem! Muitas vezes esse setores nem tem tanta mão de obra e sobram vagas!

      Excluir
  2. Um recém formado em engenharia química tem, por obrigatoriedade, saber que um engenheiro químico pode atuar em qualquer área, assim como deve estar preparado para isso.
    Durante meus 6 anos de curso, 3 deles foram dedicados à simulação numérica de escoamento de óleo, onde as duas disciplinas de maior influência foram a termodinâmica e a mecânica dos fluidos. Hoje estou estagiando no controle de qualidade de uma indústria e vejo química pura todos os dias. É a química analítica sendo aplicada.
    Quanto maior a variedade de áreas que o estudante possa conhecer, melhor ele escolherá aquela em que deve atuar, seja por afinidade ou seja pelo método como a indústria trabalha, como citado no post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você Morgana, o grande problema que vemos hoje é as faculdades direcionando o curso de engenharia química para um segmento só, quem deve escolher a área de atuação é o engenheiro não sua faculdade.

      Excluir
  3. Bom dia! gostaria de saber a diferença entre os cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos...

    ResponderExcluir