sexta-feira, 11 de maio de 2012

Apresentação

Olá pessoal!

Vou começar falando um pouco sobre mim e depois vou falar um pouco sobre da onde surgiu a idéia do blog e o que vai ser tratado aqui, vamos fazer aquela apresentação no estilo dinâmica de processo seletivo. Rsrs...

"Olá, meu nome é Kadije Barbosa Alves, sou de Campina Grande, tenho 23 anos, me formei no dia 12 de abril deste ano em Engenharia Química. Eu gosto de desafios, experimentar coisas novas, estudar idiomas, falo inglês, francês e alemão. Meu objetivo dentro da Engenharia Química é encontrar uma empresa que desperte paixão pelo trabalho que eu irei realizar nela. Não gosto muito de empresas públicas, me sinto mais atraída por empresas privadas e espero que vocês gostem do que vão ler aqui!"

Prontinho, passada a minha apresentação vamos conversar um pouco sobre a idéia do blog. Como eu já mencionei eu sou uma recém formada que, infelizmente não foi absorvida pela empresa que eu estagiei (isso acontece bastante, e nem sempre é nossa culpa, depois entrarei nessa questão), de repente eu me deparei com um vasto mundo de empresas e ramos. Toda profissão tem seguimentos diferentes, e com a Engenharia Química não seria diferente.

Pelo que vejo e entendo atualmente o curso de Engenharia Química segue alguns regionalismos, se determinada região tem o mercado de trabalho mais voltado para a área de petróleo consequentemente a universidade se voltará para essa área, antigamente isso era algo bom, mas e hoje? Com um mundo tão interativo, com o mercado de trabalho tão necessitado, com as distâncias encurtadas e com jovens tão dipostos e independentes, é correto mesmo direcionar um curso tão vasto para um caminho só? As universidades públicas não estariam sendo demasiadamente restritivas a nossa carreira?

Como engenheiros(as) químicos(as) não deveríamos conhecer de tudo um pouco? Não deveria ser nossa a escolha de trabalhar ou não com determinado seguimento?

Foi ao  me deparar com o Trainee de uma grande empresa de mineração (Kinross Gold Corporation) que eu percebi que tinha ramos que eu nunca pensei em trabalhar, e mais, empresas com propostas maravilhosas que eu jamais ouvi falar!

Decidi então explorar, junto com vocês, os inúmeros ramos e empresas que nós podemos trabalhar, pesquisando e comentando cada seguimento/empresa. A proposta é fazer no mínimo um post semanal sobre um ramo/empresa da Engenharia Química apresentando a vocês novos caminhos e oportunidades.

Sejam bem vindos e espero que gostem!

6 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog. Também sou engenheira química recém formada, estou buscando um trainee. Boa sorte em sua procura. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igualmente! Continue lendo o blog que eu apresentarei as empresas que estarão realizando trainees este ano.

      Excluir
  2. Otimo blog, parabens! Acabei de me formar no ensino medio e tenho a Engenharia Quimica como uma forte candidata para o meu ensino superior. Sou como voce, gosto de desafios, estudar linguas, e sou fascinada com quimica. Continue postando, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. otimo blog...parabens bom conhecer pessoas com a capacidade grade de conhecimento onde podemos troca ideias opinões , bem faço técnico em quimica , na época não tinha muita noção a respeito do curso sendo que sempre me identifiquei com a quimica hj faço engenahria quimica no RJ , esta sendo uma esperiencia otima pois aprendo a cada dia mas e por isso a busca mas conhecimento necessários para a minha formação profissional , sou assim como você gosto de desafios e a cada dia que estou alcançando uma coisa nova é uma etapa de minha vida , quero muito agora esta aprendendo outras linguas ate pra ser uma pessoa mas qualificada possivel , oh kadije se nao for encomodar muito claro se tiver faceboock é uma forma de encontra pessoas de influiencia e poder compartilha minhas opinões tb lá se poder me adddd email : Ulissesferr@gmail.com ou só Ulisses ferreira .. continue postando !!!
    obrigado

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Ulisses! Continue lendo! Mais coisas estão por vir!!

    ResponderExcluir