quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Odebrecht - História e Estrutura Empresarial


Olá meus leitores, como estão? A maratona de processos está corrida, não é?

Conforme prometido estou iniciando o post sobre essa imensa organização que é a Odebrecht, como vocês devem saber a empresa atua em inúmeros setores e possuí um total de 19 empresas operacionais sendo a empresa líder a Construtora Noberto Odebrecht. Eu como sou uma apaixonada pelas organizações estou adorando conhecer mais a Odebrecht e suas áreas de atuação. Primeiramente vamos conhecer um pouco da história da empresa.

História da Odebrecht


Em 1944, a empresa que originaria a Construtora Norberto Odebrecht S.A. começava a movimentar suas primeiras betoneiras repletas de concreto. O DNA da Organização Odebrecht, no entanto, remonta a anos antes: 1856, data da chegada de Emil Odebrecht ao Brasil. Seguindo o fluxo da imigração germânica , o engenheiro alemão se fixou no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Emil participou ativamente de demarcações de terras, levantamentos topográficos e construções de estradas na região Sul do País. Casado com Bertha Bichels, ele teve 15 filhos. Um de seus netos,Emílio Odebrecht , se enveredaria pelo setor da Construção Civil e comprovaria a veia empreendedora da família Odebrecht.

A construtora Isaac Gondim e Odebrecht Ltda foi a primeira empresa de Emílio Odebrecht. Em 1923, ele criaria a Emílio Odebrecht & Cia., responsável por várias edificações no período entre guerras, em estados do Nordeste. À época, foi um dos pioneiros no uso do concreto armado no Brasil.

Com o início da Segunda Guerra, os materiais de construção vindos da Europa tornaram-se caros e escassos, deflagrando uma crise no setor. Desencorajado, Emílio retirou-se dos negócios, situados em Salvador, na Bahia. Coube a seu filho Norberto Odebrecht  substitui-lo, em 1941.

Três anos mais tarde, Norberto criou uma empresa própria, marco fundador da Organização. Sob sua liderança, a Odebrecht cresceu,ultrapassou fronteiras e se diversificou, sempre alicerçada nos Princípios, Conceitos e Critérios desenvolvidos por ele e que compõem a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO).

Na virada da década de 1980 para 1990, investimentos em negócios do setor petroquímico tornavam-se estratégicos. Nesse panorama, Emílio Odebrecht sucedeu ao pai na presidência da holding Odebrecht S.A. com o desafio de dar continuidade à expansão internacional. A Organização ampliou sua atuação, chegando a países como Estados Unidos, México, Venezuela e Malásia.

Emílio Odebrecht permaneceu à frente da Organização por dez anos, até Pedro Novis passar à direção, em 2001. O início do novo século seria marcado pela aquisição do controle acionário da Copene, a central de matérias-primas do Polo de Camaçari, na Bahia, num consórcio com o Grupo Mariani. Uma grande e competitiva empresa brasileira no setor petroquímico começava a ser desenhada. Após integrações societárias e operacionais, surgiu a Braskem , em 2002.

A partir do fim de 2008, Marcelo Odebrecht assumiu o comando da Organização. Integrante da terceira geração à frente dos negócios da família, ele lidera um novo ciclo de crescimento.

Para conhecer mais a história da Organização Odebrecht, visite o site Núcleo da Cultura Odebrecht . Neste site você poderá navegar entre as várias fases do crescimento da empresa de maneira super interativa e dinâmica, se aprofundando cada vez mais na história da organização.

Estrutura empresarial

A Odebrecht possui uma estrutura empresarial muito complexa com negócios bastante diversificados. A empresa líder é destinada ao ramo de Engenharia & Construção (Construtora Noberto Odebrecht).

Criada em 1981, a Odebrecht S.A., holding da Organização, é responsável pelo direcionamento estratégico e pela manutenção da unidade filosófica, assegurada pela prática da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). Abaixo estão as empresas operacionais e instituições auxiliares que fazem parte da estrutura da Organização Odebrecht:

Odebrecht Energia E&C 
Investe, constrói e gerencia projetos do setor elétrico brasileiro, como hidrelétricas, termelétricas e usinas nucleares.

Odebrecht Engenharia Industrial 
Engenharia, suprimento, gerenciamento e montagem de projetos industriais, atendendo clientes dos setores de petróleo, mineração, siderurgia, petroquímica, fertilizantes, metalurgia e papel e celulose, no Brasil e no exterior.

Odebrecht Infraestrutura 
Executa projetos nos setores de transportes, projetos de mineração, saneamento, arenas esportivas, irrigação e logística no Brasil. 
  
Odebrecht América Latina 
Lidera investimentos e obras nas regiões que originaram a expansão internacional da Odebrecht.

Odebrecht Venezuela 
Investe e executa projetos nos setores de infraestrutura, imobiliário, industrial, óleo e gás, petroquímico e de segurança alimentar no país. 
  
Odebrecht África, Emirados Árabes e Portugal 
Presta serviços de engenharia e construção na África, no Oriente Médio e em Portugal, mantendo um padrão de qualidade único.

Odebrecht Óleo e Gás S.A. 
Explora e produz campos de petróleo e gás, opera plataformas e presta serviços integrados para outras empresas do setor. 

Odebrecht Realizações Imobiliárias S.A. 
Desenvolve empreendimentos residenciais, empresariais, comerciais e de turismo.

Foz do Brasil S.A. 
Investe e opera projetos nos segmentos de abastecimento de água, saneamento e tratamento de resíduos 
industriais. 
  
ETH Bioenergia S.A. 
Produz álcool combustível (etanol), energia elétrica e açúcar, a partir da cana-de-açúcar. 

Braskem S.A. 
Produz de forma integrada matérias-primas, como eteno, propeno e cloro, e produtos petroquímicos de segunda geração, caso das resinas termoplásticas. 

Energia Investimentos 
A Odebrecht Energia já acumula mais de 1.400 MW de potência em instalação.

Odebrecht TransPort 
Com o objetivo de potencializar o crescimento do segmento de Transporte e Logística no Brasil, a empresa atua nos setores rodoviário, de transporte urbano, de infraestrutura de logística (portuária e dutos) e aeroportuário. 

Odebrecht Defesa e Tecnologia 
Fornece equipamentos, sistemas integrados de comando e controle e serviços de gestão de caráter estratégico para uso civil e militar. Com larga expertise no Brasil, atua há 15 anos no exterior.

Odebrecht Administradora e Corretora de Seguros Ltda
Protege o patrimônio do acionista, mediante identificação, mitigação e gerenciamento de riscos. 

Odeprev 
Concebe e opera planos de previdência complementar para integrantes da Organização Odebrecht, preparando-os para o período de pós-carreira.

Fundação Odebrecht 
Promove a educação de jovens para a vida, pelo trabalho e para valores, e o desenvolvimento sustentável de cadeias produtivas. 

Odebrecht Participações e Investimentos 
A Odebrecht Energia já acumula mais de 1.400 MW de potência em instalação.

Estaleiro Enseada do Paraguaçu 
Sintonizada com o aumento da demanda no setor naval e engajada nos desafios, cada vez maiores, da exploração de petróleo em alto-mar, a Odebrecht participa do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP).

Como podemos ver são muitas empresas dentro de uma só! Como eu não quero explorar essa maravilhosa organização de maneira superficial escolherei as empresas operacionais da Odebrecht que atuam mais no ramo da engenharia para falar nos próximos posts! Por hoje é só vocês ficam com essa pequena introdução sobre a empresa, não percam as próximas postagens!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário