quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Unilever S.A.

Olá pessoal!!


A empresa que nós passaremos a conhecer melhor essa semana é a Unilever! Apresentarei a vocês uma pesquisa bacana sobre essa empresa multimarcas que esse ano ficou em sexto lugar no ranking das empresas dos sonhos dos jovens brasileiros. Como vocês já devem ter notado eu gosto de começar falando um pouco da história de cada companhia. Então vamos lá!



História

A Unilever é um grupo anglo-holandês, resultado da fusão, em 1929, de duas empresas que tinham nos óleos e gorduras vegetais as suas matérias-primas mais importantes: a inglesa Lever Brothers e a holandesa Margarine Unie.

Com a razão social S.A Irmãos Lever, a empresa iniciou suas atividades no Brasil naquele mesmo ano, comercializando o sabão Sunlight, importado da Inglaterra. Apenas um ano após sua fundação, a Irmãos Lever inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, em Vila Anastácio (SP), e não parou mais de crescer. Diversificou sua produção, lançou produtos inovadores e passou a liderar mercados com marcas como Lux, Omo e Lever.

Em 1960, ao adquirir a Cia. Gessy Industrial, passou a adotar o nome Gessy Lever, que se transformou em referência de qualidade e pioneirismo para os brasileiros. Dez anos depois, decidiu entrar no mercado de alimentos, com o lançamento da Doriana – a primeira margarina cremosa do País. Neste segmento, obteve o mesmo sucesso que já tinha com os produtos de limpeza e, em 2000, já com marcas consolidadas como a Cica, adquiriu a Bestfoods – uma das maiores empresas de alimentos do mundo, que havia acabado de incorporar as operações da Arisco.

Nessa época, a Gessy Lever já havia adquirido também a Kibon, transação que aconteceu em 1997, ampliando sua área de atuação também para o segmento de sorvetes. Assim, a Gessy Lever passou a ser líder de mercado com marcas de produtos de limpeza, alimentos e sorvetes. Para fortalecer ainda mais sua presença no Brasil, em 2001, a então Gessy Lever decidiu adotar a identidade corporativa internacional, trocando seu nome e razão social para Unilever.

Missão Unilever

A missão da Unilever é levar vitalidade para o dia-a-dia.

Vitalidade

A Vitalidade está no coração de tudo que a empresa faz, nas marcas, em nas pessoas e em nossos valores.
Vitalidade significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Para algumas, significa energia. Para outras, é um conceito mais global que abrange corpo e mente saudáveis, se sentirem vivas.

Seja qual for a definição pessoal, milhões de pessoas ao redor do mundo utilizam os produtos da Unilever todos os dias para trazer Vitalidade às suas vidas – seja se sentindo maravilhosas por causa de seus cabelos brilhantes e seu sorriso radiante, porque sua casa está limpa e cheirosa, ou porque acabam de desfrutar uma refrescante xícara de chá, uma refeição deliciosa ou um lanche saudável.

Desde o final do século XIX, quando William Hesketh Lever declarou que a missão da empresa era "difundir a limpeza; diminuir o trabalho das mulheres; fomentar a saúde e contribuir com a atratividade pessoal, para que a vida seja mais divertida e enriquecedora para as pessoas que utilizam nossos produtos".

Saúde e nutrição

A missão de Vitalidade representa um compromisso de fazer crescer o negócio lidando com questões de saúde e nutrição. Focamos em prioridades que incluem a nutrição infantil e familiar, saúde cardiovascular e controle de peso.

Por dentro e por fora

Nossa cultura também incorpora a Vitalidade. Trazer Vitalidade à vida requer os padrões mais altos de comportamento em relação a todos com quem trabalhamos, às comunidades que tocamos e aos ambientes sobre os quais provocamos um impacto.

A demanda crescente de mais Vitalidade na vida representa uma enorme oportunidade de crescimento para a Unilever. A maneira como trabalhamos e os produtos que desenvolvemos são moldados por tendências de consumo, junto com a necessidade de elevar padrões de saúde e higiene tanto nas regiões em desenvolvimento quanto nas já industrializadas do mundo.

Visão Unilever Brasil

A Unilever será reconhecida e admirada no Brasil por sua liderança inovadora e pela responsabilidade e respeito com que conduz seus negócios junto à sociedade e aos funcionários.

Trabalhando sempre com integridade

Conduzir as operações com integridade e respeito pelas muitas pessoas, organizações e ambientes que o negócio atinge sempre esteve no âmago da responsabilidade corporativa. 

Impacto positivo

A Unilever almeja criar um impacto positivo de muitas maneiras: através das marcas, das operações e relações comerciais, de contribuições voluntárias e por meio das várias outras maneiras pelas quais a empresa se compromete com a sociedade.

Compromisso contínuo

A Companhia também está comprometida a melhorar a maneira que gerencia os impactos ambientais e está empenhada no objetivo de longo prazo: desenvolver um negócio sustentável.

Promulgando as aspirações

O propósito corporativo promulga as aspirações na condução do negócio. É apoiado pelo código de princípios de negócio, que descreve os padrões operacionais seguidos por todos na Unilever, onde quer que estejam no mundo. O código também apóia a abordagem para governança e responsabilidade corporativa.

Trabalhando com outros

A empresa quer trabalhar com fornecedores que têm valores semelhantes aos dela e que trabalham com os mesmos padrões que ela trabalha. No código de parceiros de negócios, alinhado com o próprio código, consiste em dez princípios, abrangendo integridade nos negócios e responsabilidades relacionadas a funcionários, consumidores e o meio ambiente.

Unilever hoje

Não importa quem você seja, ou em que lugar no mundo você esteja, é provável que os produtos da Unilever façam parte de seu dia-a-dia. Todos os dias, em todo o planeta, as pessoas utilizam produtos Unilever.

Presente em mais de 150 países 

As marcas da empresa inspiram confiança em todos os lugares e, por ouvir as pessoas que as compram, ela se tornou uma das empresas de produtos de consumo mais bem sucedidas do mundo. De fato, 150 milhões de vezes ao dia, alguém, em algum lugar, escolhe um produto da Unilever.

Nossa vida está mudando rapidamente. Conforme a maneira como vivemos e trabalhamos evolui, nossas necessidades e gostos também mudam. Na Unilever, o objetivo é ajudar as pessoas em seu dia-a-dia. Para tanto, são constantemente desenvolvidos novos produtos, marcas já comprovadas são melhoradas e buscamos promover formas de trabalho melhores e mais eficientes.

Do global ao regional

A empresa tem um portfólio de marcas conhecidas ao redor do mundo, além de produtos regionais e variedades locais de marcas globais. Esta diversidade vem de duas de nossas principais forças:

  • Raízes fortes nos mercados locais e grande conhecimento das culturas regionais.
  • Expertise empresarial de classe mundial que se aplica internacionalmente a serviço de consumidores em todo o mundo. 
Com o foco em desempenho e produtividade, empresa estinula as pessoas a desenvolverem novas idéias e a colocarem novas abordagens em prática, ações liadas a um forte senso de responsabilidade pelas comunidades às quais ela serve. Não são medidos apenas o êxito em termos financeiros, a maneira como são alcançados os resultados também é importante. A companhia trabalha duro para conduzir os negócios com integridade - respeitando os funcionários, os consumidores e o meio ambiente.

A Unilever em destaque

A Unilever é um das fornecedoras líderes de produtos de bens de consumo no mundo. Seguem alguns destaques recentes dos três negócios globais: Alimentos, Higiene e Beleza.

Alimentos

A aquisição da Bestfoods, em 2000, resultou em na liderança da categoria culinária. Knorr é atualmente a maior marca, presente em mais de 80 países com uma linha de produtos que engloba sopas, caldos, molhos, massas e refeições completas. 
Líder da categoria de margarinas na maioria dos países europeus e América do Norte, com marcas como Becel (Holanda), Flora (Reino Unido) e Take Control (EUA). Os produtos Pro-activ foram reconhecidos como o principal avanço no controle do colesterol por meio da alimentação nos últimos 40 anos. 
A Unilever é o maior produtor global de sorvetes, com marcas como Kibon no Brasil, Algida e Wall's na Europa, e Ben & Jerry's nos Estados Unidos.

Marcas de alimentos no Brasil


Logo de AdeSLogo de KibonHellmann'sKaro logoLogo de Becel
Lipton Ice TeaLogo de AriscoLogo de MaizenaLogo de Knorr

Higiene & beleza

Líder do mercado de higiene doméstica em grande parte do mundo, com os produtos de limpeza e higiene.
Muitas das marcas de higiene da empresa são líderes de seus respectivos mercados, incluindo Brilhante, Cif, Comfort, Domestos, Omo, Skip e Snuggle.
No mercado de beleza, a Companhia é líder global em produtos de limpeza de pele, desodorantes e antitranspirantes.
As principais marcas globais no mercado de beleza são Axe, Dove, Lux, Pond's, Rexona e Sunsilk.

Marcas de Higiene & Beleza no Brasil


Logo de AlaLogo de BrilhanteLogotipo de CifLogo de Comfort
Logo de FofoLogo de OmoLogo de SunLogo de Surf
Logo de AxeLogo de ClearClose Up logo novo 106 X 106Logo de Dove
Logo de FofoLogo de LuxLogo de RexonaLogo Seda
Logotipo de TRESemméLogo de VasenolLogo de Vinolia


Por enquanto é só pessoal! Entre hoje e amanhã eu organizo o resto das informações da empresa! Sabemos que o Trainee Unilever está em fase de entrevistas e aí segue o caminho das pedras pra vocês! Aguardem que até sexta-feira tem mais!

2 comentários:

  1. Kadije, qual sua opinião sobre essa área de sabões e produtos higiênicos como mercado para engenheiros químicos?

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu não tenho visto muitas vagas, ao menos pelo nordeste nessa área não. O que eu vejo é que é uma área muito boa para ser empreendedor devido a facilidade de produção e fácil venda pois o consumidor não é tão exigente em relação a esses tipos de produtos e, no caso de sabonetes, existe até um certo interesse da população em sabonetes caseiros.

    ResponderExcluir